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Planejamento de marketing: como fazer?

Planejamento de marketing: como fazer?

Em diversos momentos citamos a importância de ter um planejamento de marketing eficaz. Essa ferramenta estratégica direciona as ações a fim de atingir os objetivos definidos. Tendo em vista essa relevância, no conteúdo de hoje vamos explicar o processo de criar um bom planejamento de marketing.

Planejamento de marketing, o que é?

De maneira resumida, trata-se do plano com estratégias criadas a fim de atingir determinado (ou determinados) objetivos de marketing. Os objetivos podem estar relacionados à marca ou a um produto/serviço. O planejamento de marketing pode ser de uma campanha pontual ou pode estar relacionado aos objetivos anuais/semestrais da empresa, por exemplo.
É bastante comum grandes organizações traçarem um planejamento de marketing macro para para o ano e traçarem estratégias/campanhas complementares (micro) ao logo do ano.
O planejamento não é algo engessado. Apesar de ser um norte bastante importante, ele pode (E DEVE) ser revisto ao passo que os resultados vão sendo analisados.
Essa revisão é fundamental para mudar a rota quando necessário e, desta forma, alcançar o objetivo traçado.

Qual a diferença entre planejamento de marketing e plano de marketing?

Plano de marketing é o documento em que as ações e estratégias definidas no planejamento de marketing ficam documentadas. Normalmente, os termos são usados como sinônimos. A importância de pontuar essa diferença é apenas para evitar confusão no entendimento.

Quais são as etapas do planejamento de marketing?

O planejamento de marketing é composto dos seguintes itens (macro):

Sumário Executivo: apesar de estar no começo, é o último item a ser preenchido, pois trata-se de um resumo com as principais características do negócio, com descrição da situação atual a situação atual e o plano de aprimoramento.

Análise de Ambiente: É uma das partes principais do plano, pois vai avaliar o cenário como um todo para, então, propor ações. Essa etapa levará em consideração os fatores econômicos, socioculturais, políticos/legais, tecnológicos, concorrência e fatores internos. Para levantar essas informações é muito importante fazer pesquisas. Dependendo do caso, será necessário mesclar uma pesquisa de dados primários com uma pesquisa de dados secundários. Uma boa maneira de chegar em uma conclusão é usando a ferramenta estratégia análise SWOT.

Definição de Público-alvo: traçar seu público é PRIMORDIAL para conseguir definir bem seu composto de marketing. Onde estão essas pessoas (aspectos geográficos)? Qual a profissão, nível educacional, ramo de atividade (se for empresa), renda/faturamento, idade/tempo no mercado e demais dados demográficos? Quais são as atitudes e estilo de vida? Quais são os hábitos de consumo? Traçar o perfil comportamental e psicográfico também é bem importante pois pode direcionar o tom da comunicação traçada.

Definição do Posicionamento de Mercado: como você quer que o cliente enxergue seu negócio? Nesse momento, seu branding precisa estar muito bem definido. Quer apresentar uma imagem sofisticada? Ou prefere ir para uma abordagem mais “acessível”? Seu posicionamento direcionará tanto aspectos do layout quanto o tipo de texto apresentado em sua comunicação. É oportuno, nesse momento, fazer um benchmarking para validar sua atuação e imagem dos seus concorrentes. Como está sua marca diante deles? O que eles fazem melhor/pior que você?

Definição de Objetivos e Metas: onde a empresa quer chegar? O objetivo pode ser para aquele ano (plano anual) ou para aquela campanha específica. Essa etapa define, basicamente, os resultados que você quer atingir. Os objetivos são declarações simples, mais genéricas, ao passo que metas envolvem números. Por exemplo: objetivo – ser referência como centro de saúde da região Sul. Meta – Aumentar 25% de clientes da região.

Definição das Estratégias de Marketing: esse é o momento de usar o composto de marketing, os famosos “Ps” do marketing. Qual o orçamento disponível? Em qual praça as ações serão executadas? Como será a promoção? Quais canais serão utilizados? Haverá uma segmentação maior do público? Se sim, com quem essa campanha falará? Entre outras perguntas que deverão ser respondidas.

Precisa de ajuda para traçar um Planejamento de Marketing eficaz? Basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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